Desenho de João Amaral - Criação do Museu
O Museu de Lamego conserva um conjunto muito significativo de desenhos de João Amaral (1974-1955), que foi diretor do museu, desde a sua criação em 1917, até ao desaparecimento deste artista natural de Lamego. Por meio do testemunho de algumas edições publicadas pelo historiador de arte Vergílio Correia, refletiremos sobre os primeiros anos de existência do museu, sob a direção de João Amaral
Então Chéo - Teatro Ribeiro Conceição
Uma cópia datilografada do texto da Revista de Lamego, Então… Chéu!… Zarzuela cómica de costumes típicos lamecenses, oferecida ao museu pelo Deão António Pereira Pinto, é o ponto de partida para uma reflexão sobre o ambiente cultural de Lamego, entre os finais do séc. XIX e início do séc. XX. O espetáculo revista foi apresentado, com um retumbante sucesso, em 1916 no Teatro Lamecense.
Jarrões Japoneses
Provenientes do palacete da quinta da Vista Alegre, em Lamego, propriedade do comendador Alexandre Herculano Rodrigues, depois adquirido por António Rodrigues Tavares, dois «brasileiros de torna-viagem», o museu possui dois impressivos pares de jarrões do Japão, oferecidos, na década de 1980, pelo segundo, como expressão de apreço à cidade e aos lamecenses.